English version | Versión española

Energia limpa é energia economizada. Em todo e qualquer processo que envolva geração de energia, sempre haverá algum tipo de degradação do meio ambiente. Seja na produção de aerogeradores, seja no transporte de baterias. Economizar a energia que é gasta é o processo mais eficiente e barato que existe, pois não precisamos consumir nenhum recurso natural para isso e aproveitamos para diminuir nossos gastos com a conta de luz. Eficiência hidroenergética é alcançar, de fato, a economia de energia. É também o primeiro passo para a sustentabilidade: ser economicamente viável e ecologicamente correto! Conceitos estes aplicados pela HIGRA do início ao fim de seus processos.

Melhorar a eficiência energética em bombas e aeradores é um dos grandes diferenciais da HIGRA no mercado. Enquanto motores elétricos tradicionais fabricados para bombas e aeradores possuem rendimento máximo entre 86% e 89%, os motores elétricos desenvolvidos e produzidos pela HIGRA para acionar seus equipamentos têm rendimento de 90% a 93%. Pelas normas brasileiras e internacionais, os motores HIGRA são considerados de alto rendimento. Enquanto os outros motores registram perda de 14% de energia, os da HIGRA perdem apenas a metade deste valor.

Quando falamos em eficiência hidráulica das bombas, também constatamos um déficit de rendimento. As melhores bombas centrífugas fabricadas por concorrentes da HIGRA alcançam rendimento entre 75% e 82%. Isto significa que aproximadamente 20% da energia destes produtos é perdida apenas com o conjunto bombeador. Já as bombas HIGRA conseguem um rendimento entre 85% e 91%, tendo uma melhoria no desempenho de 10% superior ao da concorrência. Tudo isso pode ser medido e comprovado por meio de testes no Laboratório de Ensaios Hidroenergéticos HIGRA. Neste laboratório, a empresa executa os ensaios hidráulicos e energéticos em 100% de seus equipamentos, gerando uma curva de performance específica para cada um.

Somando desempenhos de motor elétrico e do conjunto bombeador, os equipamentos HIGRA tendem a alcançar uma economia média de 30% de energia em relação ao equipamento dos concorrentes. É isto que possibilita ao Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), de São Leopoldo, economizar R$ 20 mil por mês em consumo de energia. Esta é uma das vantagens que os produtos HIGRA podem oferecer para seus clientes, além de outros benefícios funcionais inseridos no conceito de sustentabilidade da empresa, que vai desde um cuidado maior no projeto até o acompanhamento da instalação.

Tanto o cliente quanto a população em geral e o meio ambiente são os maiores beneficiários desta proposta. A economia do cliente pode reduzir os custos, por exemplo, de serviços de saneamento para a população de determinada cidade. Além disso, o meio ambiente é beneficiado, já que para se produzir energia é necessário agredi-lo. Quanto menos energia for necessário produzir, menos degradado será o meio e melhores serão nossas condições de vida. O futuro não nos pertence, mas torná-lo melhor faz parte de nosso presente.

Saiba Mais

Como funciona um motor elétrico para bombas e aeradores?

As bombas submersas, os aeradores submersos ou as bombas anfíbias são sempre acionadas por motores elétricos do tipo submerso. A energia elétrica que o motor transforma em energia mecânica é chamada de rendimento do motor. Nos motores elétricos tradicionais este rendimento se localiza entre 86% e 89%. Isto significa que aproximadamente 14% do total de energia elétrica fornecida para estes motores é perdida, por isto são considerados motores de baixo rendimento. Já a proposta operacional da HIGRA, com motor elétrico assíncrono, tipo submerso de gaiola de  esquilo, com bobinado do tipo molhado, executado internamente pela empresa possibilita um melhor desempenho elétrico.

Qual a conquista da HIGRA nos motores para bombas e aeradores?

Após várias pesquisas e um incansável  trabalho realizado pela engenharia da HIGRA, a empresa conseguiu reduzir drasticamente estas perdas nos motores que produz. Hoje, a maioria se localiza entre 90% e 93% de rendimento. Com este trabalho, se conseguiu reduzir quase pela metade as perdas de energia dos motores fabricados pela HIGRA.

Qual a conquista da HIGRA especificamente nas Bombas?

Os altos índices de rendimento das bombas HIGRA estão relacionados a anos de pesquisa da engenharia da empresa, aliado a um grande investimento em softwares para projeto: Autodedsk INVENTOR e ANSYS CFX, para simulações da dinâmica dos fluídos e, mais recentemente, com a instalação do Laboratório de Ensaios Hidroenergéticos, onde é possível, por meio de várias simulações, aumentar ainda mais o rendimento de todos os equipamentos fabricados pela HIGRA. Isto coloca a empresa na vanguarda dos melhores equipamentos fabricados no  mundo.