Pular para o conteúdo principal

Aeradores e Misturadores

As linhas de aeradores e misturadores submersos da HIGRA são projetadas e fabricadas atendendo as principais normas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança. Todos os materiais são 100% recicláveis e desenvolvidos para atender as necessidades do mercado de tratamento de efluentes. Dentre as principais vantagens operacionais do produto estão a alta incorporação de oxigênio, uma excelente abrangência de mistura, a eliminação de emissão de particulado na atmosfera e o baixo nível de ruído operacional. O design inovador proporciona uma melhor eficiência hidroenergética, com excelentes índices de economia no consumo de energia. Para melhoria contínua de performance a HIGRA utiliza as mais modernas ferramentas de simulação hidrodinâmica, buscando sempre o melhor custo x benefício para o usuário.

Características e Conceito de Operaçāo

Linha de Aeradores e Misturadores

Aerador Tornado

A vantagem do Aerador Tornado está na capacidade de misturar e oxigenar lagoas e tanques de grande profundidade devido a possibilidade de inclinação nos ângulos de 15° e 30° do fluxo bombeado. Com esta inclinação o fluxo de bombeio forma uma parábola descendente homogeneizando por completo o fundo do tratamento.

Com as bolhas de ar sendo direcionadas diretamente para o fundo do tratamento, as mesmas acabam permanecendo por maior tempo em contato com o efluente, realizando assim uma excelente oxigenação. Por ser um equipamento unidirecional, ou seja, que promove o bombeamento em uma única direção, a distribuição dos equipamentos dentro do tratamento pode ser realizada em diversos formatos, adequando-se a geometria das lagoas e tanques, promovendo uma mistura e oxigenação completa e fixando até 55% do oxigênio aspirado.

Aerador Tornado Biturbo

O Tornado Biturbo foi concebido para trabalhar em estações de tratamento onde a geometria do tanque ou lagoa não exige um equipamento rotacional ou inclinado. Por utilizar o conceito de duas hélices montadas em sentidos opostos, a capacidade de transferência de oxigênio e mistura é elevada em relação ao modelo convencional.

O bombeamento em duas direções opostas acaba eliminando o empuxo de bombeio e consequentemente diminuindo sua estrutura de flutuação. É um modelo que proporciona alta capacidade de oxigenação aliado a uma estrutura de simples e baixo custo. Possui uma capacidade de transferência de oxigênio de até 75%.

Aerador Tornado Rotativo Biturbo

O Tornado Biturbo Rotativo foi concebido para obter o melhor aproveitamento energético de aeração e mistura para os tratamentos de efluentes. Utilizando o conceito de bombeio e aspiração de ar da linha Tornado, este modelo tem o conceito de funcionamento com duas hélices distribuídas de forma oposta, montadas sobre o mesmo eixo e acionadas pelo mesmo motor elétrico. Assim, a carga de tração exercida por uma hélice foi equalizada pela hélice oposta, tornando o conjunto de flutuação muito mais compacto e facilitando a instalação, visto que não há necessidade de suportar o empuxo do aerador.

O equipamento é dotado de um sistema de rotação, fazendo com que o raio de atuação do aerador seja de 360°. Com o bombeamento em duas direções opostas, somado ao sistema rotacional, a área de abrangência de apenas um aerador é automaticamente multiplicada quando comparada com o aerador convencional, chegando a valores de eficiência 45% superior com a mesma potência instalada. Por ser um equipamento que constantemente altera sua posição de trabalho, a sua capacidade de transferência e fixação das microbolhas aspiradas chega até 80%.

Misturadores THS

A linha de misturadores THS foi desenvolvida para atender processos de tratamento que necessitam apenas homogeneização da massa líquida. Estes equipamentos podem ser sustentados por flutuadores ou em chassi metálico apoiado no fundo do tanque ou lagoa. Dotado de um rotor axial e um difusor, os misturadores utilizam toda sua potência apenas na movimentação do fluido, através de altas vazões bombeadas.

Misturador THS

Misturador THS Biturbo