Pular para o conteúdo principal

Blog

TECNOLOGIA DE HIDROGERAÇÃO ANFÍBIA E SUAS APLICAÇÕES PERMEARAM APRESENTAÇÃO EM EVENTO DA UNIÃO EUROPÉIA

No último dia 09 de fevereiro, a HIGRA participou do evento internacional promovido pelo projeto REDAWN (Reducing Energy Dependency in Atlantic Area Water Networks), cujo objetivo é a redução da dependência de energia nas redes de água na região atlântica. Nosso palestrante, Eng° Leonardo Roggen, discorreu sobre os vários campos de aplicação de nossa UCHA (Usina Compacta de Hidrogeração Anfíbia), integrando o conceito da eficiência energética dos sistemas de abastecimento de água com a perspectiva de evolução desta tecnologia, uma vez que ela está alinhada com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), através do baixo impacto causado em sua utilização.


Como exemplo foi citada a importância de descentralização da geração de energia em países de grande extensão territorial como o Brasil, visto que centralização interfere diretamente no uso e ocupação do solo, altera a fauna, flora e as características físicas dos ecossistemas locais. A UCHA se apresenta como uma solução ideal para a indústria da água, visto que este é o quarto setor energético mais intensivo na área Atlântica, responsável por contribuições significativas para a mudança climática e reduções na competitividade devido aos custos associados.


Dentre as aplicações propostas para UCHA, foram apresentadas duas possibilidades. Primeiramente, a substituição de Válvulas Redutoras de Pressão (VRP's) em redes de abastecimento, focando nas peculiaridades desta aplicação, uma vez que o foco está em manter a entrega de água com pressão e vazão adequada, mas utilizando o potencial hidráulico para recuperação energética. Também foi discorrido sobre a possibilidade de utilização das UCHA como hidrelétricas a fio d'água, sendo que nesta aplicação se faz possível uma redução significativa no impacto ambiental, pois não há necessidade de nenhuma intervenção civil no local do empreendimento de geração e também há possibilidade de um ganho significativo de queda útil, visto que nossos equipamentos podem operar totalmente imersos em água.


O REDAWN visa melhorar a eficiência energética das redes de água através da instalação de tecnologias de micro-hidroelétricas inovadoras. O projeto REDAWN reúne 15 parceiros de 5 países em toda a costa atlântica que trabalham para uma maior eficiência de seus sistemas. Este projeto é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg Espaço Atlântico e a HIGRA participou ativamente do evento, fomentando o desenvolvimento de novas possibilidades para o setor de saneamento e geração de energia.