Pular para o conteúdo principal

Usina compacta de hidrogeração anfíbia

Usina compacta de hidrogeração anfíbia(UCHA)

A Usina Compacta de Hidrogeração Anfíbia (UCHA)é uma tecnologia de geração de energia elétrica através de potenciais hidráulicos disponíveis em barragens, adutoras, vertedouros, quedas de água e outras fontes de energia hídrica acumulada. A UCHA é um equipamento completamente integrado, incluindo gerador elétrico e turbina. O gerador elétrico é do tipo submerso molhado, sendo refrigerado pelo próprio fluido que passa pela máquina, fornecendo excelente condição de rendimento. A turbina é projetada de acordo com as condições operacionais da aplicação, utilizando-se ferramenta do tipo CFD para otimização da geometria e alcance de alto rendimento.

* CFD (Computional Fluid Dynamics) é uma ferramenta computacional de simulação utilizada mundialmente, por exemplo, pela indústria aeronáutica e automobilística de ponta.

Principais Características

Gerador Elétrico Submerso e Trifásico

Tecnologia Anfíbia

Microgeração distribuída “on grid”

Sistema monobloco e compacto

Fácil instalação em qualquer posição

Baixo custo de instalação

Sem necessidade de alinhamento de eixo

Conceito que facilita a instalação e remoção do equipamento

Alta eficiência e durabilidade

Silenciosa e invisível

Permite instalações submersas, enterradas ou ao ar livre

Potência de Geraçāo de 20kW a 500kW

Vazões de até 6000m³/h

Quedas de 8 a 200mca

Tecnologia On-grid

Centrais Geradoras de Energia Elétrica

Centrais Geradoras Hidrelétricas
(CGH, com até 3 MW de potência instalada);

Pequenas Centrais Hidrelétricas
(PCH, entre 3 MW e 30 MW de potência instalada);

Usina Hidrelétrica de Energia
(UHE, com mais de 30 MW de potência instalada).

E segundo as novas regras, que começaram a valer em 1º de março de 2016, conforme resolução da ANEEL 482/2012 e 687/2015 é permitido a geração e denomina-se:

  • Microgeração Distribuída a Central Geradora (com até 75kW de potência instalada);
  • Minigeração Distribuída a Central Geradora (entre 75kW e 3MW de potência instalada);

Geraçāo Distribuída

A geração distribuída pode ser definida como toda produção de energia elétrica proveniente de agentes concessionários, permissionários ou autorizados conectados diretamente ao sistema elétrico de distribuição e/ou situada no próprio consumidor. É uma expressão usada para designar a geração elétrica realizada junto ou próxima do consumidor independente da potência, tecnologia e fonte de energia.

A geração distribuída tem vantagem sobre a geração central pois economiza nos grandes investimentos de instalação e transmissão, reduzindo as perdas neste processo e melhorando a estabilidade do serviço de energia elétrica.

 

Otimização de Turbinas

Cada turbina é unica. As tecnologias que a HIGRA utiliza para o projeto e otimização se baseiam nas informações de cada instalação. Isto garante o máximo aproveitamento hidroenergético da aplicação. Para isto a engenharia da HIGRA utiliza ferramentas de simulação tipo CFD para a geração das geometrias das turbinas.

Instalações Típicas

Reservatórios e Barragens

Aplicação em reservatórios e barragens onde existe o armazenamento de potencial hidráulico, onde através de uma descarga/tomada de água é possível aproveitar esta energia.

Quedas d’água

Aplicação em rios, reservatórios ou barragens onde através de um conduto fechado é possível aproveitar o desnível geométrico existente para a geração de energia, utilizando-se de uma vazão dimensionada e permitida.

Substituição de VRPs

Substituição de VRPs (Válvulas Redutoras de Pressão) em sistemas de abastecimento de água, realizando o controle da pressão requerida na saída e aproveitando a energia antes dissipada pelas válvulas, para a geração de energia elétrica.

Soluçāo Integrada de Geração

A UCHA é fornecida com todo o sistema de acionamento, controle e devolução da energia elétrica sincronizada com a rede existente local. Para isto a engenharia da HIGRA desenvolveu, em parceria com grandes marcas mundiais, todo o controle automatizado de energia e rotação do gerador elétrico, buscando sempre o melhor ponto de operação.

 

Cálculo de Potencial Hidroenergético

Quer saber o potencial hidroenergético para a sua aplicação e a economia anual de energia gerada?

Validação
Esta pergunta é para ver se você é ou não um robot para evitar que seja enviado algum spam.
1 + 11 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.