Usina compacta de hidrogeração anfíbia(UCHA)
A Usina Compacta de Hidrogeração Anfíbia (UCHA) é uma tecnologia de geração de energia elétrica através de potenciais hidráulicos disponíveis em barragens, adutoras, vertedouros, quedas de água e outras fontes de energia hídrica acumulada. A UCHA é um equipamento completamente integrado, incluindo gerador elétrico e turbina. O gerador elétrico é do tipo submerso molhado, sendo refrigerado pelo próprio fluido que passa pela máquina, fornecendo excelente condição de rendimento. A turbina é projetada de acordo com as condições operacionais da aplicação, utilizando-se ferramenta do tipo CFD para otimização da geometria e alcance de alto rendimento.
* CFD (Computional Fluid Dynamics) é uma ferramenta computacional de simulação utilizada mundialmente, por exemplo, pela indústria aeronáutica e automobilística de ponta.

Principais Características
Gerador Elétrico Submerso e Trifásico
Tecnologia Anfíbia
Microgeração distribuída “on grid”
Sistema monobloco e compacto
Fácil instalação em qualquer posição
Baixo custo de instalação
Sem necessidade de alinhamento de eixo
Conceito que facilita a instalação e remoção do equipamento
Alta eficiência e durabilidade
Silenciosa e invisível
Permite instalações submersas, enterradas ou ao ar livre

Potência de Geraçāo de 20kW a 500kW
Vazões de até 6000m³/h
Quedas de 8 a 200mca
Tecnologia On-grid
Centrais Geradoras de Energia Elétrica

Centrais Geradoras Hidrelétricas
(CGH, com até 5 MW de potência instalada);
Pequenas Centrais Hidrelétricas
(PCH, entre 5 MW e 30 MW de potência instalada);
Usina Hidrelétrica de Energia
(UHE, com mais de 30 MW de potência instalada).
E segundo as novas regras, que começaram a valer em 17 de abril de 2012, conforme resolução da ANEEL 482/2012 e 687/2015 é permitido a geração e denomina-se:
- Microgeração Distribuída a Central Geradora (com até 75kW de potência instalada);
- Minigeração Distribuída a Central Geradora (entre 75kW e 5MW de potência instalada);
Geraçāo Distribuída
A geração distribuída pode ser definida como toda produção de energia elétrica proveniente de agentes concessionários, permissionários ou autorizados conectados diretamente ao sistema elétrico de distribuição e/ou situada no próprio consumidor. É uma expressão usada para designar a geração elétrica realizada junto ou próxima do consumidor independente da potência, tecnologia e fonte de energia.
A geração distribuída tem vantagem sobre a geração central pois economiza nos grandes investimentos de instalação e transmissão, reduzindo as perdas neste processo e melhorando a estabilidade do serviço de energia elétrica.


Otimização de Turbinas
Cada turbina é unica. As tecnologias que a HIGRA utiliza para o projeto e otimização se baseiam nas informações de cada instalação. Isto garante o máximo aproveitamento hidroenergético da aplicação. Para isto a engenharia da HIGRA utiliza ferramentas de simulação tipo CFD para a geração das geometrias das turbinas.


Instalações Típicas

Reservatórios e Barragens
Aplicação em reservatórios e barragens onde existe o armazenamento de potencial hidráulico, onde através de uma descarga/tomada de água é possível aproveitar esta energia.
Quedas d’água
Aplicação em rios, reservatórios ou barragens onde através de um conduto fechado é possível aproveitar o desnível geométrico existente para a geração de energia, utilizando-se de uma vazão dimensionada e permitida.


Substituição de VRPs
Substituição de VRPs (Válvulas Redutoras de Pressão) em sistemas de abastecimento de água, realizando o controle da pressão requerida na saída e aproveitando a energia antes dissipada pelas válvulas, para a geração de energia elétrica.
Soluçāo Integrada de Geração
A UCHA é fornecida com todo o sistema de acionamento, controle e devolução da energia elétrica sincronizada com a rede existente local. Para isto a engenharia da HIGRA desenvolveu, em parceria com grandes marcas mundiais, todo o controle automatizado de energia e rotação do gerador elétrico, buscando sempre o melhor ponto de operação.

Cálculo de Potencial Hidroenergético
Quer saber o potencial hidroenergético para a sua aplicação e a economia anual de energia gerada?